Programação



O QUE ROLOU EM 2017.....

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO

TEATRO MUNICIPAL HUMBERTO SINIBALDI NETO

A PARTIR DAS 19h30

Minha Fábula
Liossi                        
Música - voz e violão
SINOPSE: Ao som do violão, Liossi apresenta as canções do seu primeiro EP no show "Minha Fábula".
RELEASE: O formato intimista aproxima a voz do sujeito lírico, uma voz romântica, mas dolorosamente marcada pela modernidade e pela tensão exposta pela metalinguagem, à voz do público. Cria-se, então, uma espécie de congregação, lugar em que artista e público, partes indissolúveis um do outro, sejam a mesma canção. "Minha Fábula" é o primeiro show autoral de João Pedro Liossi (1996), poeta e estudante de Letras da Unesp  de São José do Rio Preto.
DURAÇÃO: 45 minutos
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE 
 
















A Educação do Não-Artista
Homero Ferreira
Leitura - jardim da cacilda
SINOPSE: Faz muito tempo que Allan Kaprow escreveu este ensaio e ele ainda continua mais atual do que nunca. Nesta leitura, Homero Ferreira busca ampliar a discussão sobre o conceito de arte/artista. O que a princípio parece ser um belo deboche de Kaprow pode sim surtir em reflexões produtivas e provocativas.
RELEASE: Allan Kaprow é conhecido como criador do happening. Desde 1958, quando realizou os primeiros environments, que são instalações-ambientes, sua ação como artista passa a ser uma proposição de integração de espaço e materiais, em que o visitante é envolvido. É nesse processo que propõe uma relação em que o espectador assume a co-criação.
DURAÇÃO: 15 min
CLASSIFICAÇÃO: Livre

DESNUDE               
Juliana Carolina                  
Teatro, Performance - convulsão
SINOPSE: Um único corpo, uma única atriz. Por meio da interação com o público propõe através do seu despertar um desnudar-se, seu e dos outros. Quais emoções surgem através dessa troca e quais transformações podem emergir?             
RELEASE: Em cena apenas uma atriz e como cenário principal seu corpo que pulsa para o descobrimento a fim de despertar em cada pessoa, tanto atriz quanto público, uma sensação, um sentido no fazer teatral que não é apenas unilateral.         
FICHA TÉCNICA: Elenco, direção, autoria, figurino, cenário: Juliana Carolina / Ajuda técnica: Jaqueline Bisca
DURAÇÃO: 10 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre   


BUG        
Grupo Teatro de Sala                        
Teatro  - convulsão
SINOPSE: Envolto por uma ignorância deliberada, o mundo se vê pacato e seguro, realidade esta vivida por uma família que, ao se depararem com o caos eminente, surtam. Enquanto o mundo acaba a sua volta, críticas e ironias a respeito dá história do mundo são feitas, desde Cabral velejando, até o primeiro passo do homem na lua, uma última tentativa desesperada para se salvarem.
Pontos de vista, prioridades, caos, futilidades, esperança, arrependimentos, doutrinas. Nada é certo quando o mundo está acabando."      
RELEASE: Peça teatral criada e ensaiada nas dependências do CCJ (Centro de Convivência da Juventude), onde os atores participaram de um oficina de teatro. Foi primeiramente idealizada como material conjunto para a apresentação do CCJ na ""Hora do Planeta"", após, como trabalho a parte, foi aprimorado e apresentado em diversas escolas. Com o texto de Cintia Alves, as improvisações e experimentações tiveram como único material de cena um banco, onde os atores o usam de forma convencional ou não (sentados, em pé, saltando, andando)"
FICHA TÉCNICA: Título original: BUG!  / Dramaturgia: Cintia Alves / Direção: Murilo Gussi / Produção: Teatro de sala / Gênero: Drama / Tempo de duração: 20 minutos / Estreia: 2016 / Elenco: Bianca Oliva, Deivison Miranda, Julia Souza, Juriti Cunha e Suria Amanda.    
DURAÇÃO: 15 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

INDO - O que Fizemos que Estamos          
Café Insônia                           
Audiovisual  - jardim da cacilda     
SINOPSE: Quem são os construtores de poesia de São José do Rio Preto? Artistas, gestores e entusiastas da arte discutem sobre o passado, presente e o futuro da vida artística. A videoinstalação e web série do canal multimídia "Café Insônia" mergulha nesse jardim de flores e dores onde não há frutos proibidos. Afinal, o que fizemos... que estamos, INDO?
RELEASE: São José do Rio Preto se tornou conhecida no cenário artístico nacional por ser realizadora do FIT - Festival Internacional de Teatro. Esse famigerado polo cultural do interior paulista também é visto como um grande revelador de artistas de diversas áreas. Durante o ano, a cidade tem em seu calendário cerca de 15 eventos voltados as artes e mais de mil artistas em produções diversas."INDO - O que Fizemos que Estamos"" é uma videoinstalação documental que pretende, além de ser uma vitrine de artistas e entusiastas, construir reflexões acerca da arte que fazemos, outrora, que fizemos.
FICHA TÉCNICA: Concepção, Direção e Edição: Jef Telles / Entrevistadores: Henrique Sezara, Isabella Matos e Jef Telles / Captações de Imagem: Fernando Macaco, Guilherme Di Curzio, Henrique Sezara, Jef Telles e Samuel Merigh / Captações de Som: Bruno Clementin e Guilherme Di Curzio / Produção de Espaço: Bruna Borges, Jorge Etecheber e Ubiratan do Brasil / Fotografia Still: Vitão Natureza / Produção: Daniela Honório       
DURAÇÃO: 24 min 53 seg        
CLASSIFICAÇÃO: Livre   


Dentro do outro lado     
Rodrigo de Assis Gonçalves           

Artes Visuais - jardim da cacilda  
SINOPSE: Uma série com 5 ilustrações que mistura arte digital e manual para compor cenas surreais, processos internos da consciência e estimular a percepção e criatividade dos interlocutores.    
RELEASE: "A Imanência", "Um corpo sem órgãos", "O Ressentimento", "A Intuição", são coisa que acontece "Dentro do outro lado". Olhar para o universo que há dentro de si e dar vazão aos afetos que movem a nossa vida. Em 5 cenas surreais, que misturam arte digital, manual e processos internos da consciência, a proposta é estimular a percepção e criatividade dos interlocutores através de alegorias e metáforas imagéticas que compõe cada obra.  
CLASSIFICAÇÃO: Livre   

ARENA MARGARIDA
A PARTIR DAS 22h
                                                     
Pastinha                 
Jabá com Jaca e Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro                                 
Teatro - jardim da cacilda
SINOPSE: Partindo da herança cultural africana e indígena onde todo conhecimento era dado “de boca a orelha”, o grupo Jabá com Jaca e o Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro põe em cena dois atores com instrumentos da capoeira. A narrativa é construída a partir de dois tocos de pau e cachimbos que permeiam toda encenação teatral com movimentos do cotidiano e da capoeira, para contar e cantar a história de Mestre Pastinha, que em seu tempo teve papel cultural de enorme relevância nacional, indo à África para ensinar capoeira e recebendo inclusive à visita do filósofo Jean Paul Sartre. Revelando ao público em geral a história desse “ilustre desconhecido”.        
RELEASE: A capoeira (patrimônio cultural imaterial da humanidade) tem seus heróis, lendas e mitos, narrativa das suas histórias como a de Mestre Pastinha é de fundamental importância, é a história desse filósofo da simplicidade que propõe o Grupo Jabá com Jaca e o Centro Cultura Besouro Cordão de Ouro.      
FICHA TÉCNICA: Atores: Danilo Melo e Amaury Largatixa; Direção e roteiro: Danilo Melo; Sonoplastia: Amaury Largatixa; Figurino e cenografia: Centro Cultural Cordão Besouro Cordão de Ouro              
DURAÇÃO: 30m                
CLASSIFICAÇÃO: Livre  

Samba de Partido-Alto "Ona Imo"            
Partido-Alto "Ona Imo"                  
Música - palco Dinorath Dinorath
SINOPSE: "Composto por seis integrantes da jovem e velha-guarda do Samba rio-pretense. Exaltando a origem, a dança e a celebração do samba. Um ritmo genuinamente brasileiro, já que o samba tem sua origem nas batucadas africanas e desenvolveu uma das linguagens mais importantes e reconhecidas na nossa cultura.
RELEASE: "Um projeto Musical que irá promover um diálogo criativo entre os sambas tradicionais e seu subgênero mais particular, o Samba de Partido-Alto. Um alcance e um fornecimento de cultura para regiões descentralizadas  por meio de apresentações e bate-papos entre as comunidades de São José do Rio Preto.
FICHA TÉCNICA - Direção: Wilde M. de Arruda Junior, Teresa Beatris R. Venancio e Fernando Macaco, Sonoplastia: Kim Carvalho , Músicos: Wilde M. de Arruda Junior, Leonardo M. Zanini, Danilo S. Melo, Ito Costa, Kim Carvalho e Teresa Beatris R. Venancio., Produção: Leonardo Marçal Zanini e Teresa Beatris R. Venancio., Registro e Mídias Sociais: Fernando Macaco, Mariana de Noronha Lemos.
Duração: 60min
Classificação: Livre

-----------------------------------------------------------------------------------------------

TERÇA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO

TEATRO MUNICIPAL HUMBERTO SINIBALDI NETO

A PARTIR DAS 19h30

MPB, BOSSA NOVA E CANTORIA        
Lú Morena           
Música - voz e violão
SINOPSE Show acústico VOZ e VIOLÂO, com mostra da evolução da MPB em suas mais variadas vertentes: Bossa, Samba, Cantoria Popular e Pop Rock.           
RELEASE Um breve relato do meu trabalho musical com passagens em festivais, bares, e shows variados e uma viagem à música brasileira, numa mistura de rítmos, tendências e acordes.
FICHA TÉCNICA: Voz e Violão: Lú Morena / Produção e Visagismo: Marcos Machado
DURAÇÃO: 30 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre  

Pé de Poesia      
Grupo Terra                           

Dança - jardim da cacilda
SINOPSE: Pé de Poesia dá em qualquer lugar, em todas as estações do ano, basta que se joguem as sementes das palavras dançadas. E o movimento é quem lança os poemas de Manoel de Barros aos olhos, ouvidos e sentidos dos passantes. Poesia em forma de dança ou dança em forma de poesia? Um convite à obra e vida do poeta das miudezas. Uma atenção especial ao que é desimportante.         RELEASE: Pé de Poesia é uma intervenção de dança inspirada na obra completa do poeta brasileiro, Manoel de Barros. Nasceu em oficinas de dança contemporânea, realizadas no Sesc Rio Preto, tendo sido feita pela primeira vez como um exercício entre a professora dançarina e sua única aluna presente na ocasião, uma também dançarina, que possui um diferencial muito especial, a síndrome de Down.
A partir desta experiência, que foi única e essencial para o desenvolvimento do projeto, os exercícios com a “caixinha” do Manoel de Barros foram realizados para centenas de pessoas, em diversos locais, e acabaram se transformando na performance Pé de Poesia.
Pátios de colégios, áreas de convivência de centros educativos, ilhas centrais de avenidas, feiras e até a área de convivência do Sesc Rio Preto, durante a realização do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto 2017, já foram palco desta apresentação, que também já foi solo, quarteto, mas, já foi dançada por até 11 bailarinos.
Trata-se de um processo contínuo, que pode ser feito por um ou vários corpos, em um pequeno espaço, ou em uma avenida enorme, a qualquer hora do dia ou da noite, sem qualquer exigência técnica, como música. O trabalho é um exercício de improvisação.
Cada nova apresentação é uma composição, que pode contar com diferentes poemas, ora escritos, ora declamados, sempre dançados.
Além dos 18 livros de Manoel de Barros que vão à cena, objetos como bacias de alumínio, espelhos, barbantes, flores e água, colaboram na criação do universo de invenções e belezas do poeta, e dialogam com os dançarinos, que contracenam com estes objetos, dando-lhes ou reconhecendo-lhes significados diversos, vida.
Pé de Poesia, assim como o autor que o inspira, busca na simplicidade a sua essência, dando valor a tudo o que é desimportante.  
FICHA TÉCNICA: Direção Artística e Criação: Andrea Capelli, Intérpretes Criadores: Andrea Capelli, Bruna Leila Borges, Carolina Capelli, Nilton César Chopes, Rosimeire Aparecida Caires e Pedro Junior Redero Martins, Assistente: Guilherme Cordeiro di Curzio, Fotos e vídeo: Guilherme Cordeiro di Curzio, Ruy Barbosa Jr. e Rodrigo Bedin, Criação Material de Divulgação: Renan Saccoman
DURAÇÃO: 40 minutos 
CLASSIFICAÇÃO: livre    

MARIA     
Cia. Poesia em Cena                           
Teatro - convulsão
SINOPSE: Exercício cênico no qual dois atores abordam questões sociais através do poema "A Infanticida Maria Farrar de Bertolt Brecht. Uma mescla de narrativa e butoh.          
RELEASE: Observa-se, apenas a triz no espaço com um terço nas mãos ,e, a sua frente, um envolucro de pano, a medida que segue a narrativa uma luz ilumina o casulo revelando o ator no seu interior em posição fetal. Este através do butoh, mostra a agonia do feto durante a gestação. O envoltório se rompe levando a a consumação do infanticídio.    
FICHA TÉCNICA: Amine Maria Boccardo - Atriz  / Jason Cordeiro Marchesini - Ator e Diretor / Marcelo Santana Nogueira – Técnica
DURAÇÃO: 15 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

Adorável Ausência           
Histeria                  
Teatro - convulsão
SINOPSE: Duas almas distintas,  habitam em carne, osso, histórias e memórias, no lar que cada uma construiu em si. Ao sairem sentem -se exploradoras,porém se descobrem( ou se perdem) desejando o ser no outro, e no outro ser a sua própria imagem, por vezes idealizadas, assim como se ama a um Deus. Dois atores em cena se intrelaçam junto a  angústia de se buscar fora de si e se perder na falta do outro.
RELEASE: O trabalho nasce a partir do olhar e da discusão em torno de  dolorosos sintomas que florescem entre encontros, e que por muitas vezes são cultivados.
A caça a  suposta  ""alma gemêa"",  é um exemplo, quando que para a mesma,  é atribuiído total responsabilidade em preencher buracos, vazios existênciais de quem a espera.
Durante a reflexão, o grupo revive esses sintomas, criando uma narrativa densa no intuíto de trazer um fragmento  sobre o que somos.
FICHA TÉCNICA: Atriz-Debora Cristina Lourencim / Ator-Solano Guarche de Araujo / Idealizadora e provocadora- Fabiana Maria Abranches
DURAÇÃO: 15 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos  

O Homem de Bem             
Vinicius Dall'Acqua                            
Cinema - cine-baldi                
SINOPSE: O passado e o presente de 3 personagens conduzem a uma situação limite onde a relação de poder e a força do dinheiro determinam seus destinos                 
FICHA TÉCNICA: Roteiro e Direção - Vinicius Dall'Acqua / Produção - Ricardo Zammarian / Direção de Arte - Leonardo Bauab Aissa / Direção de Fotografia - José Vitor Gomes / Som Direto - Jef Telles / Edição - José Vitor Gomes e Vinicius Dall'Acqua / Elenco - Harlen Félix, Ícaro Negroni, Maurício Gomes / Continuidade - Luíza Araújo Braz              
DURAÇÃO: 15'45"           
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos            

Prezênite - Vagões em Movimento           
Jef Telles                                 
Artes Integradas  - jardim da cacilda            
SINOPSE: Poderia ser uma rua sem saída ou um jardim de memórias esquecidas. Neste beco, o tempo parou, mas as palavras e as imagens retumbam as cinzas dos nossos movimentos. “Prezênite” é um lapso, um rabisco, o limiar da urgência: um momento, o seu. A partir do meu.
RELEASE: ESPETÁCULO MULTIMÍDIA PROPÕE MERGULHO NO TEMPO DE CADA UM Artista devoto da arte experimental e conhecido pelo hibridismo de linguagens sempre presente em suas obras, Jef Telles apresenta seu mais novo trabalho: “Prezênite - Vagões em Movimento”. Depois de se lançar em carreira solo com a videoinstalação “Pazsado - Uma Fotografia”, (cujo tema é o passado) o artista dá continuidade a sua trilogia do tempo, agora falando sobre o presente.
Projetado para espaços onde há pouca luz, a cineinstalação é encabeçada por um vídeo de “Time Lapse” (lapso de tempo) que levou 3 anos para ser produzido no interior paulista e agrega também artes visuais, curta, realidade virtual e performance.
A obra utiliza símbolos e imagens da cidade para conduzir o espectador a uma viagem no tempo do agora. “Prezênite” é um lapso, um rabisco, o limiar da urgência: um momento. Para Telles, o processo de produção tomou formas pra além do planejado inicialmente. “Era pra ser um curta sobre a cidade, mas depois o “tempo” foi ganhando espaço. Percebi que não existe passado, nem futuro, apenas o momento, o instante em que se respira. Por exemplo, agora”.
 O público é limitado a 40 pessoas por sessão mas tem um caráter individual, onde podem transitar livremente pelo espaço e descobrir seus próprios sentimentos entremeados a fragmentos da memória do artista. Por meio de fones de ouvidos e a interação do autor através de textos e ações, cada um pode se encontrar consigo mesmo e viver o seu momento durante os 60 minutos da apresentação, inclusive sair dela antes do término."                 
FICHA TÉCNICA: Concepção e Direção Geral:Jef Telles / Trilha Sonora do Time Lapse: “Suíte Orquestral A Lenda do Pássaro Azul” de Fernando Marques / Produção: Daniela Honório / Fotografia: Jorge Etecheber / Videoartes e Performance: Jef Telles            
DURAÇÃO: de 60min a 5h / dependendo do formato de acordo com o evento.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

BARTELIÊ
A PARTIR DAS 22h

Bang Bang             
Dolar Furado                         
música - palco Dinorath Dinorath
SINOPSE: Show musical com a banda do velho oeste Rio-pretense Dolar Furado, musicas autorais e clássicos do bang bang.
RELEASE: Quando somamos a carreira de Fred Pala, Theo Russo, Matheus Rozani e como convidado Jader Marques temos mais de 55 anos de experiência de palco.
Todos já participaram de projetos autorais e covers ao longo dos anos, em seus demais projetos com outros profissionais já tiveram clipes na MTV, participação no Festival Sesc com a música participando da trilha sonora do filme Colheres, prêmio no Planeta  Rock em 2015, mais de uma participação no Psicodália e curta passagem pela Europa entre outras conquistas individuais.
Dispostos a trazerem uma evolução e sonoridade decidiram se unir em um novo projeto, para tocar o som da primeira geração do Rock and Roll, com um som ecletico que une o melhor do rock com linhas classicas do jazz e blues, e com elementos country e folk, com uma boa pitada de rockabilly, no melhor do rock sulista americano em versões originais e releituras dos clássicos do rock.       
FICHA TÉCNICA: Produção musical: Dolar Furado / Produção executiva: Carbyne Lion / Assistente: Milla Carvalho Russo / Integrantes: Fred Pala (guitarra e voz) / Theo Russo (bateria e voz) / Matheus Rozani (baixo e voz) / Jader Marquez (piano e voz)
DURAÇÃO: 50min            
CLASSIFICAÇÃO: livre   

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

QUARTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO

TEATRO MUNICIPAL HUMBERTO SINIBALDI NETO

A PARTIR DAS 19h30

Sarará Samba Soul             
Jaqueline Cardoso                              
Música - voz e violão                
SINOPSE: O show trás releituras de musicas popular, misturadas ao balanço  do soul e a magia do samba, tudo sambalanceado, o forró  com Funk, o samba com soul, o samba rock. O Swing  da nossa música e a lembrança do repertório da Mpb. Sarará Samba Soul contagia e é  coisa nossa.
RELEASE: Sarará samba soul, a mistura charmosa da mpb no ritmo contagiante do soul/funk, nossa música  com balanço com gingado. O repertório  trás reler a de músicas de Tim Maia, Adoniran Barbosa,  Sandra de Sá,  Dominguinhos entre outros o Sambalanço diferente no embaraço  Sarará. Boralá pra quadra, boralá pro baile!
FICHA TÉCNICA: Jaqueline Cardoso - viola,  voz e produção  / Kauê Rocha- pecuteria     
DURAÇÃO: 60 mim         
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

                                                                                         

MATRISTICA ÁGUA
CIA. DO SANTO FORTE     
TEATRO, DANÇA e PERFORMANCE - jardim da cacilda            
SINOPSE: A palavra Matrística está relacionada a “matriz”, ao útero, órgão da criação e criatividade. Este coletivo de mulheres se reúne em cooperação, acolhimento e força para contar suas histórias. Passeando entre as ações de contar, cantar, dançar e batucar, elas resgatam suas infâncias e ancestralidades.                
RELEASE: A Companhia do Santo Forte vem trabalhando com figuras e elementos femininos sagrados e profanos para rever o protagonismo feminino, através da Umbanda e o Candomblé. Em Abril, Tauane Alamino participou da Oficina: Performance e Etnologia Poética, da Cia. L2 em Londrina, ministrada por Aguinaldo Moreira de Souza. Posterior a isso o grupo foi contemplado com o projeto Matristica para receber Residências Artísticas do FIT – Festival Internacional de Teatro. Nestas residências recebemos no mês de Julho os profissionais Zeca Ligiéro, para trabalhar com performance e rituais da cultura brasileira e Kiusam de Oliveira, que trouxe mitologias e danças dos Orixás, com a residência “Pedagogia da ancestralidade: Repensando Corpos, corporeidades, as oralidades e os Imaginários”.   
FICHA TÉCNICA: Concepção e condução: Tauane Alamino / Atuação: Jessica Zago, Lia Barros, Tess Marcondes e Lili Caffe / Percussionista: Thiago Man / Assistente de Produção: Dániel Willian               
DURAÇÃO: 15 min          
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE 

                 
Reesclarice         
Kaleidoscopio Produção e Arte                   
Teatro - convulsão
SINOPSE: A performance intitulada Reesclarice percorre pelos corredores do pensamento poético e intimista da escritora ucraniana Clarice Lispector, através de fragmentos da vida e obra por meio de adaptações livres do conceituado artista e estudioso da autora, Durval Telles. Transcorrendo da infância chegada ao Brasil à vida imortalizada em obras marcantes para gerações, a inesquecível naturalizada brasileira que viajou ao mundo externaliza através de suas linhas e memória a inspiração para a referida montagem.         
RELEASE: A montagem da performance Reesclarice busca um diálogo entre o artista que empresta parte de si mesmo a um mergulho nos textos e poesia viva da memorável Clarice Lispector, resgatando a passionalidade e personalidade impregnada a cada escrito, bem como a reação do ser por inteiro ao contato frente a frente ao próprio transcorrer da obra que demarca a efemeridade da vida e a intensidade da escritora.
Com cenário simples retratando o recanto espiritual da escritora em sua intimidade, conta com o acompanhamento sonoro de músicas de domínio público.                 
FICHA TÉCNICA: Concepção artística: Durval Telles / Montagem, direção e produção: Nadine Alves e Yuri Sternieri / Performer: Durval Telles                
DURAÇÃO: 15 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 10 anos            

BENEDITO E O MITO DE OBÁ (OXUM / XANGÔ) EM MEIO A PESTE.                 
Grupo Os Cor/Teses         
Teatro e dança - convulsão          
SINOPSE: O velho Benedito conta a história dos Orixás, em um asilo/abrigo, onde todos que ali estão são sobreviventes de umas peste. A encenação acontece conforme a história é contada. 
RELEASE: Na cidade havia uma peste, uma epidemia, que deixava as pessoas sexualmente obsessivas e intimamente putrefato, Benedito acredita veementemente que a peste é uma maldição proveniente do que aconteceu com Obá, Oxum, e Xangô. Ao iniciar a peça, Obá vai cortar sua própria orelha acompanhada de ritmos e batuques e efeitos vocais (coro em "eeee") o espírito da peste estára vagando em todo o decorrer das cenas, até o término onde todos as personagens já estarão contaminados com a peste refletindo essa contaminação para platéia onde os personagens sai de cena e se a chegam até a plateia  
FICHA TÉCNICA: Daniel William Mariano / Cláudio Manuel da Silva Junior / Jessica Zago Paladino / Nathalia Navarro /  Bruno Marques  / Amauri Alves marcha
DURAÇÃO: 15 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos                                

DANÇA DOS ORIXÁS – O SAGRADO QUE NOS MOVE            
CIA. DO SANTO FORTE                       
AUDIOVISUAL  - cine-baldi              
SINOPSE: "O mini-documentário trata de uma Dança-Teatro baseada nas corporeidades dos Orixás como caminho para investigação da ancestralidade, dos elementos da natureza e questiona sobre como eles estão presentes no corpo do estudante/ator/bailarino brasileiro e da possibilidade de levar estas referências para criações cênicas. Apresentando esta possibilidade de trabalho, levantamos questões históricas que estão diretamente relacionadas ao racismo e a intolerância religiosa."      
RELEASE: "Este vídeo trata de um trabalho realizado pela Cia. Do Santo Forte com financiamento do programa Mais Cultura nas Escolas 2014, uma parceria do Ministério da Cultura com o Ministério da Educação, para a realização de aulas de Danças dos Orixás tanto para alunos da E.E. Oscar Doria quanto para a comunidade externa.
O Minidocumentário “O Sagrado que nos move – Dança dos Orixás” foi lançado no Youtube em 2017. A pesquisa com essa temática começou dentro da Iniciação Científica com bolsa da Capes, intitulada “Os Arquétipos da Umbanda para o trabalho do Ator” de Tauane Alamino, e fez parte do tema do trabalho de conclusão do curso de Artes Cênicas da UEL em 2012 e permanece até o presente momento no âmbito artístico e profissional da companhia de artes cênicas. Atualmente, companhia segue desenvolvendo material crítico e conhecimento que fomente a área de pesquisa na Dança dos Orixás e os arquétipos da Umbanda dentro do ponto de vista artístico e social."
FICHA TÉCNICA: Direção e Roteiro: Tauane Alamino / Fotografia e Edição: Vinicius Oliveira / Som Direto: Victor Natureza / Alunos participantes do projeto: Maria Fernanda Martins, Luiz Giulian Martins, Cláudia Regina dos Santos, Cristina Nicolas, Vanessa Maria, Marcela Borges Barbosa, Fabrícia Melhado, Filipe Macedo, João Abreu, Bia Santos, Emerson Fagner, Déia M. Silva, Jac Jesus / Produção: Tauane Alamino, Dániel Willian, Vinicius Oliveira, Naysla Rodrigues, Célia Duarte, Rico Facchini, Marcel Barbarotti. / ENTREVISTADOS: Cláudia Regina dos Santos, Luiz Giulian Martins, Fernanda Missiaggia, Alexandre Manchini Jr. e Tauane Alamino.
DURAÇÃO: 7 min             
CLASSIFICAÇÃO: Livre  


Pisando em Ovos - Parte I              
Fabiana Soave                      
Artes Plásticas - jardim da cacilda
SINOPSE: A instalação artística representa o momento que temos que aprender a lidar com a outra pessoa, e consigo mesmo... Nela os ovos se fazem de tapete para caminharmos na vida. Às vezes nem arranhamos a casa, em outras elas se despedaçam nos ferindo e mostrando o poder do passo mal dado...              
RELEASE: A inquietude e aflição do quotidiano, das relações e da vida; nos leva à escolhas de pisar ou não em ovos. São momentos que percebe-se o quanto podemos ferir, ser feridos e o quanto a leveza pode ser imprescindível.
A artista plástica Fabiana Soave, reflete em sua obra Pisando em Ovos - Parte I, a sua experiência de vida, fazendo com que o público reflita sobre o passo mal dado.     Instalação com ovos feita no piso, preferencialmente numa passagem. Medindo 1,20m x 1,80m.       
CLASSIFICAÇÃO: livre   

CASA DAS JANELAS
A PARTIR DAS 22h

Brega Rock           
Pinga com Groselha         
Música - palco Dinorath Dinorath
SINOPSE: Show musical com a Banda Pinga com Groselha com repertório de versões e músicas próprias do CD "Brega Rock".
RELEASE: "O som da banda criada em 2011 em São José do Rio Preto é uma mistura de rock e música brega. No repertório do power trio formado Carlos Vinícius (guitarra e vocais), Ivan Selis (baixo e backing vocals) e Marcelo “Skela” (bateria e backing vocals) há versões e músicas autorais.
Em setembro de 2012 a banda participou do ""Sexto Show de Talentos da ETEC – Philadelpho Gouvêa Netto"" em São José do Rio Preto. Apresentou-se no Teatro do SESC em 2013 e 2014 na programação ""Tardes Musicais"".
Com a entrada de Kiko Loureiro na banda Megadeth, a banda teve a ideia de fazer um clipe homenageando o acontecimento. O resultado foi sucesso de acessos no maior site de rock e metal do país, site Whiplash. ""Kiko, conta pra sua mãe se ele quiser te dispensar!"" (O chefe é um só) é uma paródia da música “Escravos de Jó”.
A banda também disponibilizou no Youtube o clipe de ""Cine Privé"". Desta vez a homenagem é para ""Emmanuelle"", protagonista da série de filmes eróticos softcore, massivamente exibidos no extinto Cine Band Privé. Vídeo que também foi sucesso de visualizações.
Em março de 2015 foi uma das bandas ganhadoras do edital da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto no programa “Cultura para Todos”. Projeto que viabilizou a gravação, prensagem e lançamento do seu primeiro CD lançado em 25 de dezembro de 2015 e que contém 10 faixas, sendo 9 destas autorais.
O álbum intitulado ""Brega Rock"" foi gravado no Estúdio Fermata entre outubro de 2014 e agosto de 2015 em São José do Rio Preto, e masterizado na MCK. Álbum disponivel para audição no canal oficial da banda no Youtube e Spotify, entre outros.
DURAÇÃO: 60 minutos 
CLASSIFICAÇÃO: Livre   

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                      
                                                                                         
QUINTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO
A PARTIR DAS 19h30
   
Well Andrade                       
música - voz e violão      
SINOPSE: Música própria e algumas de autoria em parceiria com outros artistas, alem de tocar alguns covers de reflete algumas das minhas influências     
RELEASE: Well Andrade vocalista da extinta Banda Indústria Brasileira e atualmente vocalista da banda Vinil Raro mantem o rock como gasolina para uma das suas vertentes artisticas. O repertório terá musicas proprias e feitas com parceiros, alem dealguns  covers que refletem minhas influencia                 
FICHA TÉCNICA: Well Andrade - voz e violão.     
DURAÇÃO: 30 min          
CLASSIFICAÇÃO: livre   

Mal 
Movimento I - pesquisas do corpo                  
Dança  - jardim da cacilda
SINOPSE: O pequeno mal ou o grande mal se instalam, e é dada a revolução. No corpo ou nas cidades, nada permanece. Cataclismo do ser. Corpos dançantes, de diferentes origens e percursos, põem-se a refletir. A pesquisa do corpo é o elo. A rua é o habitat. Há muito o que se convulsionar. Mal é a oportunidade da experimentação, de sairmos de nossa zona de conforto e dialogarmos com a sociedade, a nossa cidade. Doente. Uma experiência de dança, na rua, com toda a crueza que nos cabe.    
FICHA TÉCNICA: Criação e interpretação: Andrea Capelli, Pedro Junior Redero Martins, Thais Benites, Victor, Riva Martins, Maria Zilda, Carlos Zibiani, Ana Kawata, Sandra.               
DURAÇÃO: 15 minutos
CLASSIFICAÇÃO: livre                    

Precisamos falar sobre   
Grupo de Teatro CCJ        
Teatro  - convulsão
SINOPSE: Escuta bem, você não é o que é. E sim, o que não é. Você é um, nenhum: cem mil ! Sem nenhum, só mais. Um a menos quando nasce. Um a mais quando morre. Isso é sobre você e nós precisamos falar sobre.                
RELEASE: O grupo formado por jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social surgiu da necessidade de abordagem de temas considerados urgentes como a incomunicabilidade, intolerância, opressão e violência. A partir de jogos realizados numa oficina de iniciação teatral, foi descoberta a possibilidade da comunicação destes temas através do teatro, e o permanente exercício continua apresentando formas de criação a partir do tema.          
FICHA TÉCNICA: Texto -  O grupo a partir de recortes e depoimentos reais  / Direção - Murilo Gussi Trilha/Figurinos/ Maquiagem - O grupo / Elenco - Suria Amanda, Deivison Philip, João Victor Marques, José Victor Martins , Yan Anthony , Diogo Guiraldo , Alexia Costa , Matheus Rodrigues.
DURAÇÃO: 10 minutos                  
CLASSIFICAÇÃO: Livre   

Alma
Grupo Kahlos
Teatro - convulsão
SINOPSE: A busca do corpo através da alma onde contos indígenas serão ouvidos e sentidos. O ator fará relação de corpo e áudio com estudos de técnicas de butoh, noh e kabuki.
FICHA TÉCNICA: Ator - Milton F. Verderi
DURAÇÃO:15 minutos
CLASSIFICAÇÃO: livre

Escuta esse silêncio!        
Nemê Dan Saramor                           
performance - jardim da cacilda    
SINOPSE: uma barraca. uma pessoa. materiais pra pintura. comes e bebes. aromas. uma casa viajante que recebe visitas para compartilhar silêncios e presença.            
RELEASE: O quanto silenciamos sozinh@s, o quanto silenciamos em companhia? Quanto de silêncio compartilhamos, o quanto compartilhamos em silêncio? O quanto dizemos em silêncio, quanto que escutamos? Em meio a centros urbanos cada vez mais frenéticos e barulhentos, o quanto de silêncio interno cultivamos, quantos momentos estamos junt@s sem precisar dizer palavra? Em tempos de comunicações virtuais instantâneas, quanto que estamos realmente a sós, presentes, no silêncio de nossa companhia ou no silêncio afetuoso de companhias realmente presentes, inteiras no aqui e agora? “Escuta esse silêncio!" é uma performance-experimento que oferece um cantinho acolhedor onde as pessoas ficam convidadas a adentrar e coexistir em silêncio por quanto tempo desejar 
FICHA TÉCNICA: concepção e execução: Nemê Dan Saramor /
DURAÇÃO: Flexível
CLASSIFICAÇÃO: livre   

BARTELIÊ
A PARTIR DAS 22h

Samba, Viola e Poesia     
Jaqueline Cardoso                              
Música e Poesia - palco Dinorath Dinorath          
SINOPSE: Musica, poesia e cenário conversam de maneira harmoniosa, entre rendas e luzes, trazendo a  poesia de doce  acalanto, falando da beleza brejeira da nossa terra, com  fundo legítimo e  brasileiro da viola caipira, cantando  o amor ao samba e ao forró, o prazer de declamar nas entrelinhas do ponteio, as rimas da melodia com palavras de sabor único. A nova linguagem da música raiz, Samba Viola e Poesia, o canto de voz forte  que mescla a delicadeza sutil das palavras e o resgate da música regional.
RELEASE: Com cores quentes e movimento, o novo espetáculo musical e poético de Jaqueline Cardoso, nasce em uma nova linguagem unindo a viola com a docilidade do samba e da música regional. O repertório complementar mostra a força do canto conversando com arranjos percussivos enérgicos, poemas e pensamentos se entrelaçam com canções de Roque Ferreira, Eduardo Gudin, João Silva, Geraldo Filme entre outros grandes compositores populares.
FICHA TÉCNICA: Músicos: Jaqueline Cardoso, Bruce Lima, Marquinho Munhoz, Kauê Rocha / Clara Tremura - Produção / Cris Beija Flor - Cenário / Flor all Mundy - Figurino / Direção Musical  Bruce Lima
DURAÇÃO: 50 mim         
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos            



BIZAHITS                
Iau Cia. de Teatro                                 
PLAYBECKER
SINOPSE: Três artistas apaixonados por música, três pessoas com gostos peculiares e estilo bem pouco semelhante ao que todos conhecemos por ECLÉTICO. Três tipos diversificando o que consideram o MELHOR BARULHO DE TODOS OS TEMPOS, onde cada um segue variando seu entusiasmo e sua extravagância melodiosa. Três personagens djs dividirão o mesmo espaço, e a mesma playlist, sempre focados na trilha que escolheram para composição da BizaHits. Há uma ordem aleatória de gêneros musicais que é controlada de acordo com as reações do público. A proposta é experimental e tem como objetivo descobrir o que essas músicas provocam nas pessoas da maneira em que são apresentadas. Alguns vídeos também acompanharão os hits, todos exibidos para identificar o gosto de cada um dos djs.      
FICHA TÉCNICA: Debora Louzanine (atriz - ama Pop-Rock e hits agitados) / Mabel Louíze (atriz - adora MPB e melodias doces) / Solano Peruccini (ator - louco por Rock pesado e Metal)  
DURAÇÃO: necessidade do evento
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



SEXTA-FEIRA, 29 DE SETEMBRO

TEATRO MUNICIPAL HUMBERTO SINIBALDI NETO

A PARTIR DAS 19h30

AZul - Duetos Revisitados             
André Fernandes e Zu Laiê            
Música - voz e violão
SINOPSE: O compositor e violonista André Fernandes convida a cantora Zu Laiê para um passeio pelos duetos clássicos da música popular brasileira e da música universal. Um encontro lúdico entre timbres vocais e desconstruções. Uma busca por novas perspectivas para canções clássicas que marcaram época, c(o/a)ntadas o som do violão e das vozes simbióticas. Um enlace colorido, contagiante e divertido que passeia duetando pela música do Brasil e do mundo. Duração: 45 min. André Fernandes: Voz e Violão. Zu Laiê: Voz                   
RELEASE: O compositor e violonista André Fernandes convida a cantora Zu Laiê para um passeio pelos duetos clássicos da música popular brasileira e da música universal. Um encontro lúdico entre timbres vocais e desconstruções. Uma busca por novas perspectivas para canções clássicas que marcaram época, cantadas por duas vozes simbióticas. Um enlace colorido, contagiante e divertido que passeia duetando pela música do Brasil e do mundo. André Fernandes: Voz e Violão. Zu Laiê: Voz                     
DURAÇÃO: 45 min        
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos            

ΜΑΓΙΣΣΑ               
Mensageiros do Vento - Alunos do Centro Cultural Vasco                   
Intervenção Teatral  - jardim da cacilda    
SINOPSE: Cuidado elas podem estar nas sombras esperando o momento certo. Sim elas existem!!!   
RELEASE: Em uma dimensão paralela, elas se preparam para transformar o mundo. Estudando feitiços, planejando estratégias e treinando ataques....
FICHA TÉCNICA: Texto e Direção: Cibele Sampaio / Figurino: Cibele Sampaio / Trilha: Cibele Sampaio / Elenco: Ana Laura Lopes, Bárbara P Siqueira, Cauã H Lopes,  Eloá Gonçalves Lima, Emanuelle Cristina Silva, Enzo Moretti, Fernanda A Fernandes, Geovana A H da Silva, Isadora G Pereira, Júlia P Ávila, Luiza Bárbaroti, Pedro Henrique Montalvão, Rubens F F Pinesso, Sthefany M Soares" 
DURAÇÃO: 18 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre  

Lembranças Recortadas Pa Pa Pa - Outro Olhar    
Cia Com-tato    
Dança  - convulsão
SINOPSE: Lembranças Recortadas Pa Pa Pa" são fragmentos de uma homenagem precária. Esta obra de 2014, pinceladamente, narra as memórias de uma travesti que tentou ser... e não conseguiu. No ato de revisar, de olhar para trás, surge um novo interesse. Experimentar o lúdico presente na primeira cena do trabalho e viver a violência de um mergulho nesta encruzilhada que é construir um corpo a serviço de uma realidade simbólica.       
RELEASE: Em 2014, diante do ascenso dos movimentos sociais que disputam o respeito à diversidade e a partir da experiência de Emerson Feltrin – hoje, Maryana, surge “Lembranças Recortadas Pa Pa Pa”. O projeto, contemplado pelo Prêmio Estímulo Nelson Seixas de Rio Preto, anuncia as “Lembranças de uma travesti que tentou ser... e não conseguiu”. É no campo da memória e dos relatos de travestis que trabalhavam/trabalham no calçadão de São José do Rio Preto e da Rua Rego Freitas, em São Paulo, que se desenvolvem as danças sobre uma personagem que, violentada, desnuda-se, cena a cena, ao expor lembranças, medos e fracassos. Recortada por imagens, textos e paisagens sonoras, a obra homenageia a resistência deste universo híbrido do gênero e da sexualidade.  “Lembranças Recortadas Pa Pa Pa - Outro olhar” extrai a cena “O baile da noite anterior” de seu formato original e propõe a tarefa de não abandonar o assunto enquanto ele não estiver esgotado. Nesta cena, uma dragquen, durante seu show que beira o fracasso, utiliza material coreográfico desapropriado para aquele corpo, abandona a noite e sua performance e, enquanto retorna a seu “beco”, se despe ao som in off de “fantasmas” traduzidos em depoimentos transfóbicos e alter egos de sua própria condição.
FICHA TÉCNICA: Direção e atuação: Vinicius Francês    
DURAÇÃO: 15 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos             

CONTÁGIO            
Asa de Borboleta Performance Art            
Dança-performance - convulsão    
SINOPSE: Todos nós sabemos o quanto a atividade física pode trazer benefícios a nossa saúde, então quais são os motivos que nos impedem de realiza-las? QUAIS SÃO AS SUAS AMARRAS?
RELEASE: "Todos nós estamos cansados de saber o quanto a atividade física traz benefícios à nossa saúde. Especialistas apontam que a prática da atividade produz Serotonina e Endorfina, substâncias que geram sensação de bem-estar e prazer, além de outros benefícios.
Contudo, podemos afirmar que fazer algum tipo de exercício vai além do físico e/ou da ciência, mexe também com nossos prazeres, nosso emocional, atingindo e melhorando diretamente o nosso ""EU"" por completo.
Então, quais são os motivos que nos impedem de realizá-la? O que tem te prendido? QUAIS SÃO SUAS ""AMARRAS""?
Dessa perspectiva, a dança-performance ""Contágio"" propõe a expansão do prazer e a libertação de cada pessoa, pois diante de uma atividade pode-se ser simplesmente Você, superar seus limites (físicos ou não) e com o tempo externar os benefícios que começam de dentro para fora.
E, através dessa proposta, levar as pessoas a largarem as velhas desculpas que as ""atam"" constantemente e as impedem de reagir às adversidades do dia a dia, como cansaço, estresse, má alimentação, tecnologias que nos levam ao sedentarismo ou mesmo superar uma dificuldade física ou psicológica.
FICHA TÉCNICA: Direção e pesquisa: Vanessa Cornélio / Performers: David Balt e Vanessa Cornélio / Luz: Ricardo Matioli / Ass. técnica: Cássio Henrique
DURAÇÃO: 12min           
CLASSIFICAÇÃO: livre    

Pensamentos vindo de Gurdjieff                 
Coletivo Ona Imo em parceria com o Grupo Jabá com Jaca               
Teatro - convulsão
SINOPSE: Partindo dos pensamentos de Gurdjieff e como eles podem reverberar no corpo-voz é posto em cena uma provocação para o artista plástico e tatuador Wild Wilde se desdobrar entre o seu eu a encenação desse pensador e mestre espiritual do século XX, levando a uma confusão entre ambos pois o corpo hora é o do ator, hora de um pensamento do próprio ator ou do líder espiritual, hora do Gurdjieff e seus trejeitos. Essa convulsão interna é trazida ao exterior em uma performance única e cheia de plasticidade.
RELEASE: Gurdjieff um líder espiritual do século XX é revisitado em uma performance pelo artista plástico e tatuador Wild Wilde fazendo um diálogo entre artes e pensamentos.                Diretor 
FICHA TÉCNICA: Danilo Melo, Ator: Wild Wilde, Figurino, Sonoplastia e Cenografia: espaço cultural Ona Imo
DURAÇÃO: 10 min                
CLASSIFICAÇÃO: 16 anos  

Apoteótico literário        
Versos ao quadrado         
Literatura e arte visual                
SINOPSE: O projeto consiste em expor de maneira lúdica e criativa uma exposição de poemas autorais de dois poetas riopretenses: Raony Reis e Breno Aragon. Como base, as poesias publicadas nas páginas do Facebook: Curta Poesia Curta, e Borboletário Literário estarão expostas em diversos ambientes. Iremos fazer uma "roleta poética" a qual, o participante irá girar, e deverá buscar pelo espaço, a poesia com o número correspondente, visando assim, uma maior interação do público com o espaço, e gerar uma espécie de "caça a poesia". Dessa maneira iremos espalhar poesia de diversas formas não usuais, em diversos locais e com diferentes sentimentos.  
RELEASE: A dupla Versos ao quadrado, composta pelos poetas riopretenses Breno Aragon e Raony Reis irá expor de maneira lúdica e criativa, diversas poesias ao entorno da praça Cacilda Backer. A "roleta literária" irá ser responsável por uma caça a poesia, promovendo a interação do público com o espaço.           
FICHA TÉCNICA: Autores: Breno Santos Aragon e Raony Miamoto Reis  
DURAÇÃO: Permanente               
CLASSIFICAÇÃO: Livre   

CASA DAS JANELAS
A PARTIR DAS 22h

Funk Pala               
Fred Pala                                 
Música - palco Dinorath Dinorath
SINOPSE: Fred Pala o guerreiro da musica autoral independente traz a tona todo o funk de suas veias nesse groove quente ao lado de Filipe Murbak e Mateus Mendonça.        
RELEASE: Nascido no interior de São Paulo e criado no centro da América do Sul, filho de mâe pianista classica e de pai amante do rock n roll envolvido no antigo movimento flower power Californiano, Fred Pala caminha pela arte da musica desde suas primeiras lembranças.
Compositor e instrumentista, cursou musica no antigo Instituto Tom Jobim situado no brooklin em São Paulo e em 2010 reencontrou sua verdadeira veia artistica no improviso e feeling da liberdade sonora, peregrinando  pela Europa onde realizou um trabalho de rua tocando em diversas praças e pontos turisticos por sete paises  entre eles Portugal, Espanha, Holanda e Inglaterra.
Sempre seguindo pelo lado blues, teve passagens por diversas bandas brasileiras da cena independente sendo a de maior renome atual o power trio Centro da Terra onde ao lado de seu irmão Guilherme Pala rodaram muitos estados brasileiros de Kombi acumulando muito mais de 100.000 Km, incontáveis apresentações e noites mal dormidas  em ruas, postos de gasolina, festivais e muquifos Brasil adentro.?
Produtor independente e ousado esse é o retrato de mais um vivente da verdadeira e autêntica música brasileira que ainda vive pelos cantos desse pais.
FICHA TÉCNICA: Produção Musical: Fred Pala / Produção Artística: Carbyne Lion / Fred Pala guitarra e voz / Filipe Murbak bateria / Mateus Mendonça baixo e voz                 
DURAÇÃO: 50min           
CLASSIFICAÇÃO: Aberto a todas idades                

Sarau: para que as palavras voltem a ser perigosas               
Sarau das Janelas                
Literatura          
SINOPSE: Este projeto visa à realização de um sarau literário com o intuito de fomentar  a literatura da cidade e seus autores. A inclusão, a luta, a transa literária, e a expansão da poesia norteiam o micro espetáculo da palavra.     
RELEASE: O Sarau é uma forma de resistência predominante nos tempos atuais, onde a poesia, a expressão, as artes integradas e a vivência estimulam a formação, e a articulação de novos núcleos, trazendo a discussão e o estímulo à escrita e à leitura.
Sarau das Janelas: para que as palavras voltem a ser perigosas é formado por 5 (cinco) declamantes que interpretam poemas de escritores rio-pretenses publicados por editoras independentes. As leituras são acompanhadas por improvisos instrumentais pela banda The Brisantinos.    
FICHA TÉCNICA: Poetas: Milton F. Verderi, Ubirathan do Brasil, Mariana Delfino, Sue Rossi e Renan Chiaparini / Banda de apoio: Samir Borges Cesaretti, Walter Luiz Tadini Filho, João Bolzan, Bruno Clementin da Silva / Materiais: 01 microfone, 01 Tomada 110w  
DURAÇÃO: 30minutos 
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SÁBADO, 30 DE SETEMBRO

ÁREA EXTERNA DO TEATRO 

16h às 18h30

caricaturarena   
Ricardo Moisés                                     
caricaturas - jardim da cacilda    
SINOPSE: Fazer caricaturas ao vivo das pessoas, público que estiverem presentes nas oficinas. Uma recordação com um toque de humor e criatividade. O artista capta na hora a emoção do momento, as expressões de alegria, espanto e sensibilidade das pessoas a serem desenhadas.
RELEASE: Ricardo Moisés, desenhista e caricaturista com vários trabalhos feitos em eventos de casamento, aniversário, confraternização, sendo seus trabalhos de caricaturas enviado pra todo o Brasil e para o exterior.  Com traços bem característicos e particulares, Ricardo Moisés leva alegria com sua arte.                Precisa de uma mesa de superfície lisa, 4 cadeiras, que fique perto de uma tomada 110 ou 220 volts.
DURAÇÃO: 3 horas         
CLASSIFICAÇÃO: livre  

16h
Pequenas Coisas Espetaculares  
Palhaço Purunga                                  
Circo Teatro de rua - jardim da cacilda      
SINOPSE: Purunga é um palhaço de rua que busca mostrar que o mundo já está cheio de grandes espetáculos, assim ele começa sua função e aos poucos ele revela que o que o mundo realmente precisa, é de pequenas coisas capazes de causar grandes mudanças na humanidade. Com malabarismos supera a fome, com o equilibrismo surpreende usando pratos, tigelas, copo, e até uma garrafa de vidro para demonstrar os mais diversos “desequilíbrios”. Finalizando com um grande salto mortal no copo d’água. A magia cômica também está presente de uma forma que encanta crianças e devolve aos adultos esse olhar infantil, e dessa forma brinca com verdades universais, gerando muita reflexão por onde passa. Um espetáculo para crianças de todas as idades.      
RELEASE: O espetáculo surgiu em 2012, na cidade de Dourados/MS, quando Tiago resolveu juntar alguns números e pensamentos sobre o fazer do palhaço na rua, uma experiência simples e objetiva.Em 2013, foi em busca de amadurecimento profissional no Rio de Janeiro, onde se Formou na Escola Livre de Palhaços, ESLIPA, durante esse período apresentou o espetáculo pelos Parque, praças, e favelas da cidade, dialogando com diferentes públicos e desenvolvendo uma comunicação capaz de agradar a todas as idades, independente da classe social; Atualmente o espetáculo já passou por mais de 500 apresentações espontaneas e  independentes, além de ter participado do V Pantalhaços, encontro de palhaços do pantanal, 2014; V Temporada do Chapéu, Campo Grande, 2014; I festival carioca de arte pública, 2014.
FICHA TÉCNICA: Roteiro, direção e atuação: Tiago Oliveira Dantas
DURAÇÃO: 45 min          

CLASSIFICAÇÃO: Livre   

17h
A Mochila Amarela        
Cia. Apocalíptica                                  
Teatro - jardim da cacilda
SINOPSE:A mochila amarela conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde em uma mochila amarela) – a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” - essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.    
RELEASE: "O espetáculo “A Mochila Amarela” integra a pesquisa norteadora da Companhia Apocalítica que estuda as formas espetaculares atuais do teatro narrativo. Desde sua fundação em (ano), a Apocalíptica procura construir um fazer teatral que seja interessante e que possa somar-se à busca por caminhos mais humanos e igualitários através da arte.
Livremente adaptado da obra “A Bolsa Amarela”, da escritora brasileira Lygia Bojunga Nunes, a versão da Cia Apocalíptica narra a história de Paula e seu rito de passagem da infância para a vida adulta e o trânsito mais importante entre estes dois pontos, o mais difícil de transpor, a adolescência! E neste pacote, seus medos, vontades e desejos, inseguranças e superações para se afirmar como ser individual no mundo.
A protagonista desta obra, que é considerada uma das melhores e mais célebres, um clássico da literatura infanto-juvenil, é uma garota que, além de enfrentar as questões típicas da sua faixa de idade, sente-se extremamente só, pois é a filha mais nova entre irmãos bem mais velhos. Eles a consideram uma criança, ou seja, alguém sem conhecimento de nada, e não lhe dão atenção alguma, o que a leva a guardar dentro de si mesma três desejos secretos: ser um garoto, seguir a carreira literária e crescer velozmente.
Paula, nossa heroína, desconhece, na verdade, algo fundamental: quem ela realmente é, pois está por um período de transição, no qual já não é mais uma menina, mas também ainda não pode ser considerada uma adolescente.
A partir de um certo momento, a menina ganha uma mochila amarela de sua tia Carmela e, então, passa a guardar em seu interior tudo que se passa em sua alma, suas vontades e expectativas mais intensas. Deste pontos em diante muitos acontecimentos imaginários e concretos, mesclados uns aos outros, passam a ocorrer.
Paula desenvolve o hábito de se corresponder com companheiros invisíveis e fictícios e com a mochila amarela em mãos, ela agora tem onde depositar tudo que se passa em seu íntimo, pois na mochila amarela (uma representação metafórica da intensa vida interior, intelectiva e emocional, que habita a garota) há espaço para tudo, desde alguns galos até uma sombrinha representada por uma personagem feminina… Além de outras tantas narrativas criadas pela protagonista:
FICHA TÉCNICA: Dramaturgia e Direção: Lawrence Garcia / Gênero: Infantil / Duração: 50 min / Classificação Indicativa: Livre / Iluminação: Lawrence Garcia e Danilo Melo / Trilha Sonora Original: Tiago Augusto Lima e Zeca Barreto / Sonoplastia: Lawrence Garcia / Operação de Luz e Som: Lawrence Garcia / Coreografia: Carolina Campos / Figurino: Carolina Campos e Tiago Augusto Lima / Cenário: Carolina Campos e Cia Apocalíptica / Adereços: Lawrence Garcia / Maquiagem: Cia. Apocalíptica / Fotos: Jorge Etecheber / Produção: Cia. Apocalíptica / Elenco: Carolina Campos / Tiago Augusto Lima           
DURAÇÃO: 50 min          
CLASSIFICAÇÃO: Livre  

TEATRO MUNICIPAL HUMBERTO SINIBALDI NETO

A PARTIR DAS 19h30

Humberto Lee                   
Música  - voz e violão     
SINOPSE: Um mergulho musical no Rock brasileiro dos anos 80. No repertório ícones como Cazuza, Lobão, Renato Russo e grupos como RPM, Ira, Plebe Rude e outros responsáveis por canções que marcaram toda uma geração. Um projeto que une a música e a poesia de uma década inesquecível.
RELEASE: No formato pocket e acústico, o show tem como característica apresentar novas roupagens de canções do rock brasileiro dos anos 80.  No repertório a presença de bandas e intérpretes fundamentais, além de composições autorais em arranjos cheios de vibrante energia.
FICHA TÉCNICA: Humberto Lee
DURAÇÃO: 30 minutos 
CLASSIFICAÇÃO: Livre   

Shakespeariana 400 - Recortes da Vida e da Morte            
Cia Bardos de Teatro                          

Teatro - palco Humberto
SINOPSE: "O espetáculo teatral “Shakespeariana 400 - Recortes da Vida e da Morte” é uma homenagem ao dramaturgo inglês William Shakespeare. A encenação transita entre cinco obras do autor: Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, A Tempestade e Hamlet. O formato do espetáculo propõem uma proximidade com o espectador, apresentado pela Rainha Elizabeth e o Bobo que narram estas obras junto às personagens propondo reflexões, que apesar de escritas há 400 anos, são tão pertinentes nos dias atuais.
RELEASE: “Shakespeariana 400 - Recortes da Vida e da Morte” é um espetáculo teatral, realizado pela Cia Bardos de Teatro, sob direção e adaptação de Linaldo Telles, cujo objetivo é homenagear o dramaturgo inglês William Shakespeare (* 1564 - + 1616), que no mês de abril de 2016 completou 400 anos de morte. O espetáculo tem como apoiador cultural e incentivador o Centro Cultural Vasco.
A Cia Bardos de Teatro, acreditando nas forças poéticas e políticas presentes nas obras clássicas de Shakespeare - que continuam sendo fundamentais para a formação ética da sociedade - propôs esse alto desafio aos atores como forma de contagiá-los e incitá-los à busca intelectual e artística de maneira vertical. A grande preocupação desse projeto foi o de oferecer conteúdos técnicos, teóricos e, acima de tudo, instrumentos artísticos práticos para que cada integrante pudesse desenvolver uma leitura sobre o mundo atual em consonância com as narrativas Shakespearianas escritas no século XVI, isto é, aprofundar e relacionar os dois mundos: renascentista e o que conhecemos por contemporâneo.
Além da reflexão e conciliação entre as duas eras, o processo ampliou sua investigação artística para a aprendizagem dos gêneros literários Épico/Lírico/Dramático, pois a compreensão das diferenças entre os gêneros literários e seus traços estilísticos são diretrizes para fundamentar a composição artística do ator, o contexto das cenas e os conflitos das personagens.
Cabe ressaltar a importância dos estudos realizados através de documentários, artigos e teses de estudiosos do dramaturgo inglês, que muito auxiliaram para que as conexões entre as cenas possibilitassem um fluxo interligado, dinâmico e compreensível.
Por fim, através desse espetáculo, acreditamos que Shakespeare falará por nós, estimulando nossos sentidos, nos tornando co-participantes tanto emocional quanto intelectualmente de sua incansável busca pela descoberta da natureza humana.
FICHA TÉCNICA: Texto: Obras de Willian Shakespeare – Romeu e Julieta / Macbeth/ Otelo/ A Tempestade/ Hamlet, Direção e Adaptação: Linaldo Telles, Gênero: Drama/Tragédia, Trilha Sonora: Linaldo Telles, Figurino: Linaldo Telles e Ivani Cardoso, Cenário: Linaldo Telles, Cenotecnia: Marcel Barbarotti e Henrique Fachinni, Fotos: Fernando Stefanini e Cleber Fontoura, Arte Visual: Noroestemídia, Apoio Cultural: Centro Cultural Vasco, Elenco: Augusto Oliveira / Eduardo Oliveira / Erica Rejane / Flavia Mendes / Guilherme Bachini /   Julio Santana / Lila Santiago / Mara Matsumori / Mileny Clemente / Nassara Bueno, Duração: 75 minutos, Classificação: 14 anos, Produção Executiva: Julio Santana/ Mara Matsumori
DURAÇÃO: 75min            
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

ARENA MARGARIDA
A PARTIR DAS 22h

Zeca Barreto e André Fernandes

Brasileirando em free style           
Milton F. Verderi                                

PLAYBECKER
SINOPSE: O som que salta das picapes no estilo free style é resultado de uma pesquisa dançante que vai dos anos 50 até aqui, com pepitas do jazz, música brasileira e black music.
RELEASE: O som que salta das picapes no estilo free style é resultado de uma pesquisa dançante que vai dos anos 50 até aqui, com pepitas do jazz, música brasileira e black music."
DURAÇÃO: necessidade do evento         
CLASSIFICAÇÃO: Livre   










                                    









                                                                                         


                                   

Um comentário: